REDAÇÃO: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE REDAÇÃO E SOCIOLOGIA

Repertório para Redação. Projeto interdisciplinar de redação e sociologia. Professoras Millena Aguiar (redação) e Ananda Viana (sociologia/filosofia). GPI Nova Iguaçu.

REDAÇÃO: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE REDAÇÃO E SOCIOLOGIA

O tema das redações do ENEM, por exemplo, é sempre uma problemática que reflete a sociedade brasileira contemporânea, logo, na conclusão do texto deve ser feita uma proposta de intervenção (a famosa solução para o problema do tema e da sua tese apresentada). A sociologia e a filosofia são fundamentais para o bom desenvolvimento do tema e dos argumentos nas redações, em especial as do ENEM e da UERJ. Entender noções como sociedade, cultura, Estado, governo, política, ética, direitos, direitos humanos, cidadania, moral dentre outros é imprescindível para construir um argumento sólido e com embasamento nas redações, além de auxiliar os/as alunos/as a refletirem sobre questões e temas do mundo social, estimularem seus olhares sociológicos e aperfeiçoarem seus pensamentos e argumentos críticos.

Entendendo a relação direta entre sociologia, filosofia e redação, nos juntamos para criar um projeto que aborde possíveis temas de redação e relacione com repertórios da sociologia e da filosofia.

Objetivo:

O presente projeto tem como objetivo mostrar e estimular os alunos a articularem repertórios próprios da sociologia e da filosofia para as redações do ENEM e da UERJ.

A sociologia e a filosofia nos auxiliam a entender e a tratar de forma mais embasada temas, categorias e noções da sociedade, do Estado e dos indivíduos. Nesta direção, autores, escolas de pensamento, conceitos e categorias podem, e devem, ser usados para sustentar uma ideia e um argumento.

Além de ensinar a estrutura de uma redação, desenvolvimento de cada etapa de sua estrutura e o tipo de escrita e de argumentação.

Metodologia:

Levantamento dos possíveis temas de redação.

Aulas expositivas das escolas e das perspectivas sociológicas e filosóficas.

Aulas expositivas dos tipos e modelos de redação; dos elementos conectivos, da clareza e desenvolvimento do texto; e de construção da conclusão e de propostas de intervenção.

Exposição, em aula, da temática a ser tratada. Sistematização dos pensadores, conceitos e categorias da sociologia que podem ser utilizados em determinado tema.

Discussão em sala de aula sobre a temática e os possíveis repertórios.

Quero saber mais sobre o vestibular GPI Nova Iguaçu.

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